1 2 3 4
domingo, 4 de setembro de 2011

Não podemos falar dos segmentos industriais catarinenses, sem difundi-los com a história e a economia estadual, que, juntamente com a sua capacidade de produção de bens e serviços, apresenta algumas peculiaridades que diferenciam o nosso Estado dos demais.
Habitantes primitivos de SC.
Fonte -  Almanaque Abril
Os primeiros habitantes catarinenses, indígenas, sustentavam-se através da pesca, da caça e de uma forma menos acentuada, da agricultura. Eram subsistentes, produziam exclusivamente ao seu consumo, inexistindo qualquer forma de comercialização econômica.


Para podermos tratar dos tipos industriais de Santa Catarina, é necessário compreendermos como se deu todo o contexto de segmentação, que provém de muitos anos atrás.

Com a chegada dos europeus, que iniciaram o processo de colonização, ou ainda de colonizadores prévios de outras regiões brasileiras, iniciou-se o processo econômico.
Inicialmente a economia consistia basicamente nas atividades pesqueiras, na orla marítima e agro pastoris no planalto central.

Colonizadores portugueses.
Fonte - Web
A pesca da baleia era de tamanha importância, que o Rei Felipe III, Rei da Espanha e de Portugal (União Ibérica) criou o primeiro monopólio em nosso Estado. Concedendo aos súditos daquele reino o monopólio da pesca da baleia nas águas brasileiras.

Os primeiros vestígios de comercialização surgiram com os pequenos armazéns. No planalto,  constata-se os primeiros movimentos econômicos de Santa Catarina, nas fazendas de criação de gado. Tal produção pastoril era comercializada com os centros consumidores de maior porte do restante do Brasil.
Os baleeiros do litoral e os tropeiros do planalto são marcos de uma economia incipiente que viria a se tornar invejável no final do segundo milênio da Era Cristã.
O desenvolvimento econômico do estado, aconteceu paralelamente ao processo de ocupação territorial. Nos seus primórdios, um e outro deram-se de maneira desorganizada, ou seja, não houve um processo colonial coerente. Por exemplo,  a adequada seleção dos imigrantes conforme sua capacidade profissional ou vocação. Estes, vinham seguindo o mandamento de seus antecedentes, em busca de novas terras, após o esgotamento de suas na Europa, ou pelo fato de não haver mais terras para uma divisão; muitas delas, também, deixavam o velho mundo em busca de liberdade e em fugas de perseguições políticas. Outras, vinham para cá, devido a problemas religiosos. Dessa forma, milhares de pessoas vieram para o Novo Mundo, e uma parte delas para Santa Catarina, como não poderia deixar de ser.
Conforme registros, a primeira passagem de europeus em território catarinense aconteceu em 1515. Os primeiros indícios de uma maior organização na ocupação colonial vieram, mais tarde, com a criação das capitanias hereditárias, pelo rei de Portugal D. João III. Contudo, houveram grandes problemas no processo de demarcação territorial, que inclusive, mais tarde, geraram a questão de limites com o estado de Paraná, somente resolvida em 1916.
Assim, o sentido econômico do Estado, surge a partir do litoral, e assim mesmo, nos pontos de aguada, local de abastecimento d' água e de outros víveres.
Com a vinda dos colonizadores da região de São Vicente, é que houve um maior sentido de permanência, e começaram a surgir povoamentos como as armações de baleia e pequenos entrepostos comerciais.
No segundo império do Brasil, surge uma nova forma de povoamento, com um processo mais consistente de colonização, com o nascimento das bases da indústria catarinense propriamente dita.
A sucessão de diversos fragmentos evolutivos, no setor econômico e comercial dão abertura para a formação de um sistema industrial complexo, mas claro, esse processo perdurou durante muitos e muitos anos.
Da década de 1940 em diante, a modernização do país não modifica substancialmente a base econômica, social e cultural construída pelos imigrantes. Nas cidades mais próximas do litoral, como Joinville, Brusque, Blumenau e Criciúma, o artesanato familiar evolui para a moderna e diversificada atividade industrial. No interior, as pequenas e médias propriedades familiares sustentam e expandem grande complexo madeireiro, moveleiro e agroindustrial em Lages, Rio do Sul, Joaçaba, Chapecó, Concórdia e outras cidades.

A Indústria Catarinense
Podemos encontrar atualmente um número impar de segmentos industriais no nosso estado. No período de colonização estes segmentos poderiam ser contados "a dedo". Porém, visando a necessidade de produzir cada vez mais itens, de diferentes segmentos, aos poucos foram instaladas indústrias que produzissem para os diversos setores, tanto pela iniciativa privada quanto pelo governo, e ocorre a instalação de grandes indústrias multinacionais, principalmente agroindústrias.
Essa instalação industrial sucedeu seguindo os padrões favoráveis para a sua produção, ou seja, instalaram-se em pontos estratégicos, formando assim, grande aglomeração de indústrias do mesmo segmento em regiões próximas. Essas regiões, mais tarde, viriam a ser denominadas de pólos econômicos catarinenses.
Para fazermos uma análise dos segmentos industriais catarinenses, a melhor maneira é levarmos em consideração estes polos que estão concentrados em todo o estado catarinense, mas é claro, não somente ali se produz determinado segmento, atualmente, indústrias de todos os tipos já estão espalhadas por todo o Estado.
Fonte própria
Para termos uma base da produção catarinense nos pólos, fizemos uma ilustração mostrando os principais tipos industriais  de Santa Catarina. Ressaltamos que, como já foi colocado, ambos os segmentos estão dispersos por todo o estado, porém, estas são as regiões de maior concentração. Veja:





Agora, acompanhe este vídeo que encontramos no youtube, referente ao potencial da indústria catarinense:
                                    Veja também o site: http://www.fiescnet.com.br/


Segmentação Industrial em Santa Catarina

Agora, vamos fazer uma definição sobre os segmentos industriais do nosso Estado, tendo como base a agrupação por semelhança, devido a grande variedade de segmentos encontrados em Santa Catarina.

Agroindústria e Agropecuária
A agroindústria catarinense está concentrada em massa na região oeste, que abriga filiais de grandes multinacionais e sedia a empresa Perdigão, esta, destaque na produção agroindustrial mundial. Encontramos nesta região uma grande concentração de produtores rurais que participam do sistema de integração do processo de industrialização de aves e suínos. Há discussões sobre a quantidade que agroindústrias ganham sobre o trabalho dos pequenos produtores, porém, o sistema de integração funciona perfeitamente no Estado. Os frigoríficos dispõem  ao pequeno produtor, recursos tecnológicos, financiamentos, sementes, aves, filhotes de porcos, e tudo mais que se necessita para a criação. Ao final, as agroindústrias compram os animais dos proprietários, descontando do pagamento os recursos antecipados. Encontramos no youtube uma série de  vídeos feitos pelo programa 'Justiça em Movimento' bastante explicativos sobre a prática da integração no Estado de Santa Catarina, suas vantagens e desvantagens, veja:


Em nosso Estado, existem mais de 3.700 indústrias do segmento que geram mais de 10.000 mil empregos, sendo o setor de maior produção alimentícia do Estado. A agroindústria é responsável por algo em torno de 40% de todas as exportações catarinenses. Movimentando cerca de 1 bilhão de reais anualmente em carnes aviárias e suínas.
Uma das empresas de maior destaque na agroindústria mundial é a Marfrig Groupon, proprietária de diversas marcas alimentícias. Em nossa cidade, Itapiranga, está localizada uma das filiais deste grupo. Para a população regional esta empresa é responsável por um número impar de geração de empregos, sendo que sem a presença de tal segmento industrial, a região se encontraria num nível reduzido de desenvolvimento. Conheça mais sobre o Grupo Marfrig:
                                               Fonte - Youtube, canal Marfrig Groupon

Observação da equipe: Por várias vezes fomos à indústria da Seara Marfrig em nossa cidade em busca de conteúdo, como entrevistas e  vídeos, porém, não obtivemos exito, uma vez que há uma alta legislação nesta empresa.

Acompanhando o setor agroindustrial, a agropecuária catarinense, centra-se principalmente na região oeste e também, uma parcela no planalto serrano. Também através de todo o território catarinense encontramos pequenas propriedades pecuaristas. A agropecuária é estruturalmente familiar, sendo de grande importância para o desenvolvimento do estado. Destaca-se a produção leiteira, que é direcionada, em partes, para a exportação.
Propriedade pecuarista em Santa Catarina
Fonte própria
Desta forma concluímos nossas colocações sobre os segmentos agroindustrial e agropecuário catarinenses. Em nossa opinião estes segmentos estão entre os mais importantes do estado, mas que, infelizmente, não recebem o real reconhecimento de suas atividades. Acreditamos que as agroindústrias são fundamentais para o sustento de milhares de famílias catarinenses, que, por falta de oportunidades e de estudo, procuram retiram sua renda, que obviamente não ultrapassa muito o salário mínimo, desse setor industrial, da mesma forma, pelas circunstâncias impostas pela vida, ou ainda por opção a agropecuária é responsável pelo "pão de cada dia" de diversas famílias do nosso estado.
Utilizando como fonte o youtube, encontramos o vídeo a seguir que retrata a produção leiteira no Estado


Fruticultura
A fruticultura catarinense é uma atividade concentrada, em grande parte, em pequenas propriedades familiares. São aproximadamente 1904 produtores que empregam direta e indiretamente 72.250 pessoas, gera um grande fluxo na economia estadual. São produzidos no Estado diversos tipos de frutas, sendo que a maior concentração está no meio-oeste, ou seja, nesta região situam-se as grandes plantações. Também, em todo o estado podemos encontrar pequenas plantações frutíferas.
Santa Catrina é um estado destaque, principalmente,  na produção de maçãs, bananas e uvas.

Fonte própria
Maçãs: Cerca de 55% da produção brasileira de maçãs, é oriunda das plantações catarinenses. De Santa Catarina direto para os grandes centros do Brasil, e para diversos outros países. Tem um destaque internacional pela sua alta qualidade.
Fonte própria
Bananas: Nosso Estado é o maior produtor de bananas do sul do Brasil. Está na terceira colocação nacional, os bananais são cultivados em locais impróprios para outras culturas, como, por exemplo, as encostas de morros, requerendo apenas proteção contra fortes ventos e geadas. Desta forma, os produtores dispõem do restante de suas propriedades para outros cultivos.
Fonte própria
Uvas: A produção catarinense de uvas, usa essencialmente a mão-de-obra familiar. Toda a família dos agricultores participa da colheita nos parreirais. A maior parte das uvas produzidas no estado é consumida pelas vinícolas locais. Outra parcela é enviada para outros estados.
Visitamos a fruteira Thalita em nossa cidade, onde fomos informados de que as uvas, bananas e maçãs catarinenses são as frutas de maior abundância no mercado local, uma vez que muitos produtos ainda são oriundos de outros Estados.
A funcionária da fruteira, Jocelaine, salienta que considera a lei catarinense muito rígida com os pequenos produtores, que muitas vezes não podem revender seus produtos nos centros comerciais de sua região devido à burocracia.
"O que seria da cidade sem o agricultor", diz ela.
Ainda conforme a funcionária da fruteira, os produtores não recebem o apoio governamental necessário para o seu crescimento, uma vez que praticam um serviço pesado, que no final das contas é pouco valorizado. Diz ainda que na fruteira Thalita são impossibilitados de valorizar o produtor local pois são proibidos de adquirir as frutas dos pequenos proprietários devido à rigidez da lei.

A equipe considera este segmento muito importante para o estado pelo fato dos benefícios que trás, principalmente à saúde dos consumidores. Também pela grande contribuição na economia estadual.
"Frutas são essenciais para o dia-a-dia das pessoas" Jocelaine - Fruteira Thalita.

Florestal -  Papel/celulose e Moveleiro
Compreende a produção de madeiras, mobiliário, papel, celulose, papelão e embalagens. O extrativismo vegetal está concentrado, principalmente no Planalto Serrando, expandindo-se também para as demais regiões. Já a parte moveleira  está situada em massa no polo do Planalto-Norte. O setor abrange quantidades superiores a 5 mil empresas com aproximadamente 82 mil trabalhadores e é responsável por 25% das exportações catarinenses, gerando algo em torno de 800 milhões de dólares por ano. Seu parque moveleiro é o maior da América Latina.
Plantação de Pínus em Santa Catarina
Fonte própria
 O gerente da Schumann eletromóveis de Itapiranga salienta a importância  do setor florestal para o estado de Santa Catarina, principalmente o setor moveleiro, com o qual a empresa trabalha com a revenda. Edson afirma que o setor moveleiro em Santa Catarina ainda é bastante deficiente se comparado com o de outras regiões, porém destaca a qualidade da produção catarinense. A nível lojista, informa que, cerca de 30 % das arrecadações das lojas de móveis e eletro provém deste segmento, gerando um imenso fluxo econômico no Estado. Destaca a empresa local fabricante de móveis, Henn, de fundamental importância para o setor na nossa região.
Edson ressalta ainda a grande procura que há neste setor, uma vez que a constante inovação, principalmente em relação às novidades das cores faz com que os clientes sejam atraídos pelo setor. Para finalizar, afirma que o Estado tem uma grande capacidade produtiva e uma parcela de parte nas exportações nacionais.
Já na loja de móveis Henn, a proprietária Lídia enfatiza a resistência dos móveis produzidos no nosso Estado. Acredita, que o setor seja prejudicado pela grande competitividade existente no Estado.
 No setor florestal, a matéria prima é oriunda do sistema de reflorestamento. Santa Catarina figura também entre os maiores produtores de toras do país.
Podemos destacar duas espécies principais no sistema de reflorestamento em Santa Catarina. O eucalipto e o pínus.



Têxtil - Vestuário e calçadista
Flávia Ribas Boutique
Fonte Própria
Santa Catarina abriga a maior concentração de indústrias têxteis da América Latina, podemos encontrar uma grande quantidade de indústrias têxteis, principalmente no Vale do Itajaí - Brusque e Blumenau, havendo também uma grande produção em outras regiões, como é o caso de Blumenau. o setor emprega cerca de 155 mil pessoas em todo o Estado, as exportações do segmento superam US$ 260 milhões.
Este setor é bastante movimentado pelo fato de vivermos a globalização, e portanto, estarmos sujeitos ao padrão modista que inova frequentemente.
"O vestuário é um ponto que destaca o nosso Estado, principalmente no setor de malhas, sendo que, outros Estados compram de Santa Catarina". Diz Daniela, funcionária da loja Vani Modas.
No setor de produção de vestuários, Meri, proprietária da Holler Sports, salienta a importância do seu tipo de indústria, pelo fato de poder oferecer próximo do cliente o que o mesmo necessita.

"Moda segue quem quer, vestir-se é uma necessidade". Costureira Célia.
Fonte própria


A costureira Célia, da empresa Rafael Lãs e Linhas faz a colocação de que atualmente muitas pessoas buscam o setor para fazerem roupas sob medida, pelo fato da exclusividade, e pelo conforto de ter uma peça do seu gosto que sirva exatamente no seu corpo. Enfatiza também que o custo das peças  se torna bastante reduzido em relação aos demais estabelecimentos do segmento. Registra que atualmente não consegue dar conta de todos os pedidos, uma vez que todos querem estar de acordo com a moda, vestindo peças da moda.
Da mesma forma, o setor calçadista movimenta significativamente a economia catarinense, os consumidores são atraídos, a exemplo, pelas constante inovação deste segmento. Hoje, tanto no setor têxtil quando no calçadista há uma espécie de monopólio por parte de algumas grandes indústrias que recebem um reconhecimento maior do consumidor.
Encontramos no youtube um vídeo que fala sobre as capacidades necessárias para atuar-se no setor têxtil: 


Metalomecânica/Eletro-metal-mecânica
Eletromecânica - Instalação de turbina hidráulica
Fonte - Wikipédia
Concentradas principalmente no Norte e Nordeste do Estado constituem mais de  5,3 mil indústrias, é responsável por algo em torno de  24,8% de todas as transações internacionais do nosso Estado, gerando o total de US$ 700 milhões à balança comercial estadual. Emprega cerca de 12 mil pessoas.
A indústria metalomecânica é a responsável pela transformação de metal em algum bem útil, como por exemplo, máquinas, equipamentos, veículos e materiais de transporte.
Antigo computador eletromecânico
Fonte - Wikipédia
Já a eletro-metal-mecânica realiza a análise, projetos, o desenvolvimento, a produção e também a manutenção de dispositivos e sistemas que tenham componentes elétricos e mecânicos em sua formação. Podemos citar alguns exemplos como, os motores elétricos, os relés, interruptores e comutadores.
"Hoje em dia, a geladeira é um item de primeira necessidade, tanto para a população catarinense como também à mundial." Afonso Niehues, presidente do comércio itapiranguense.





Pesqueiro
Fonte - Web
Este segmento concentra-se no litoral, principalmente no Litoral-Norte, emprega cerca de 2,2 mil pessoas.
A pesca pode ser de caráter artesanal ou industrial. Na primeira situação são utilizadas técnicas primitivas, redes de malhas, arrasto, tarrafa, linhas, etc. A pesca industrial já utiliza modernas tecnologias, como sofisticadas ecossondas, grandes redes de cerco, traineiras, etc.
A maricultura, cultivo de camarões, mexilhões e ostras está presente na costa catarinense, trazendo mudanças na economia de vários municípios e aumentando a renda dos pescadores. O mesmo ocorre com a piscicultura de águas mornas e frias, no interior de Santa Catarina.

Turístico
Fonte - Web
A expressão turismo, está revertendo diretamente à economia catarinense. A cada verão, visitam o estado, aproximadamente, 4,3 milhões de turistas, contando os 500 milhões que fazem seu roteiro dentro do próprio Estado, com isso, o Estado arrecada algo em torno de  US$ 1,5 bilhões. São gerados pelo setor turístico, 300 mil empregos.
Um grande atrativo turístico são as regiões litorâneas no verão. Outro grande atrativo populacional são as festas de outubro, a popular Oktoberfest.
Sobre tal evento, podemos orgulhar-nos de morarmos na cidade precursora da festa no Estado. Em Itapiranga, deu-se a primeira Oktoberfest em 1978. Saiba mais sobre a nossa festa típica.
Além disto, ao longo de todo o estado podemos encontrar maravilhas incontáveis, que atraem turistas de todo o mundo. Mais um vídeo direto do youtube, que retrata as belezas do nosso Estado:



Tecnológico
Fonte - Web
No Estado de Santa Catarina, como também nos demais estados brasileiros o fator tecnológico não está bem desenvolvido, se comparado ao de outras nações. Podemos encontrar mais  de 1.600 empresas deste segmento, sendo que a grande parte das indústrias tecnológicas catarinenses está situada no Litoral-Norte do Estado. Com um faturamento anual de 1 bilhão de reais e aproximadamente 17.000 empregados.
Conforme o técnico da empresa itapiranguense Nedel Informática, Cleiton, "sem a tecnologia não aconteceria o desenvolvimento, é necessário evoluir e buscar novas coisas, tanto na informática quanto na telefonia, que seguem paralelamente". Cleiton informa ainda que no Estado há um baixo índice de produção, porém numerosas montagens de equipamentos. Destaca que na cidade de Joaçaba, instalou-se recentemente, uma empresa especializada na montagem de Ipads. Lançamos a seguinte questão ao técnico: Complete: "Sem a tecnologia...", "Sem a tecnologia, para tudo"
Com a tecnologia cada vez mais precisa, o consumidor vê a necessidade de estar acompanhando esta evolução tecnológica, desta forma adquirindo cada vez mais produtos considerados top de linha, que são renovados a cada ano. Um exemplo prático é o computador de mesa, que já perdeu espaço para os laptops. Atualmente já há uma discussão, será que os laptops podem perder espaço para os Tablets? São fatos que o tempo irá mostrar, e nós, em particular, acreditamos que sim, isso deve acontecer.


Mineral
Fonte - Web
Os segmentos carbonífero e cerâmico apresentam mais de 2.100 empresas e representam o equivalente a 6% das exportações estaduais. A indústria cerâmica catarinense é responsável por 60% da produção de pisos e revestimentos do país. Santa Catarina é também o maior produtor de carvão mineral do Brasil.
As reservas de carvão mineral de Santa Catarina figuram entre as de maior importância brasileira. Foram descobertas no período colonial. A exploração teve início, de fato, sobre os efeitos da I Guerra Mundial - Para a substituição dos produtores europeus envolvidos diretamente no conflito.
"Santa Catarina tem a maior qualidade cerâmica do país". Informa o funcionário da empresa Elmo A. Kist, Jair. Ainda conforme ele, há marcas que produzem cerâmica bastante sofisticada, direcionada especialmente para a exportação. Já o consumidor catarinense prefere os materiais populares.


Comércio
Como pudemos constatar anteriormente, o comércio  foi um fator decisivo para a formação inicial da economia do nosso Estado. Historicamente, considera-se, que a venda de produtos coloniais e a compra de equipamentos e produtos europeus, geraram os excedentes, permitindo a implantação da indústria no Estado.
Atualmente, o comércio catarinense abrange mais de 132 mil empresas dos diversos segmentos, gerando emprego a mais de 260 mil habitantes e é responsável pela quantia de aproximadamente  40 bilhões de reais anuais na economia estadual.
35 % do faturamento do comércio catarinense parte do setor automotivo. Outros setores importantes são os hipermercados e supermercados, a venda de produtos alimentícios e bebidas.




Quem sabe fala tudo:


Para concluirmos os nossos estudos sobre a indústria catarinense, entrevistamos o presidente da ASSEMIT (Associação dos Empresários de Itapiranga), Afonso Niehues. Consta a seguir o conteúdo desta entrevista:


Equipe: Primeiramente, gostaríamos que você comentasse sobre a importância que você, em particular, agrega ao comércio estadual.


Afonso Niehues - Presidente da ASSEMIT
Entrevistado: "Quanto ao agregamento de valor para o Estado se Santa Catarina, nós como lojistas, ou como industrialistas, ou ainda, o comércio em geral, a indústria de prestação de serviços tem um valor fundamental na parte da responsabilidade social, tanto na agregação de valor gerando renda, gerando empregos, gerando divisa para o Estado de Santa Catarina poder crescer, se desenvolver, ser um Estado destaque a nível de país, que é um motivo de orgulho para nós catarinenses. Então, é uma responsabilidade muito grande, no sentido de gerar empregos, gerar renda, fazer com que o Estado seja um Estado muito promissor, e sermos muito otimistas no sentido de fazermos as coisas acontecerem, fortificar o Estado, melhorar cada vez mais o nível de vida da nossa população, e trabalhar-se para termos uma sustentabilidade, tanto nos meios ambientais e também nos meios sociais, de extrema importância para o nosso Estado."


Equipe: Em relação à economia estadual, de que forma e quais os tipos de comércio que mais contribuem em sua opinião?


Entrevistado: "Na economia, o comércio contribui como um todo. Há uma participação muito forte da nossa indústria no Estado de Santa Catarina, principalmente no setor da agropecuária, que é um dos nossos destaques a nível mundial, fazendo com que o Estado de Santa Catarina, um dos menores a nível de Brasil, seja a quinta economia do país. Isso mostra que o povo catarinense, o empresário catarinense é forte lutador, e que faz com que realmente tenhamos essa economia girando e crescendo cada vez mais. mas precisamos também, em contrapartida, a nível de governo, uma melhor infraestrutura, tanto em estradas, aeroportos, portos, par fazer com que realmente tenhamos uma escoação  da nossa mercadoria, baixando custos, fazendo inclusive, com que nossa renda aumente, que haja uma competitividade maior a nível de Mundo."


Equipe: Você trabalha com o setor moveleiro, e de eletroeletrônicos, quais são os itens mais buscados? Por que você acredita que eles atraiam a maioria dos clientes?


Entrevistado: "Trabalhamos no setor de móveis e eletrodomésticos, temos uma busca muito ampla no setor de eletrodomésticos, principalmente na linha de geladeiras, também na linha de televisores. Na linha de geladeiras, pelo fato de ser uma necessidade de cada consumidor, e principalmente os modelos novos, com um consumo muito reduzido de energia em relação aos antigos. E na linha de televisores, que é um desejo do consumidor, na linha de televisores LCD ou de LED, então a venda nesses setores está bem aquecida, assim como também, nos outros setores como a parte de fogões e eletroportáteis. Já no setor moveleiro, me atraem bastante, as grandes vendas na linha de dormitórios, de estofados, que, inclusive, somos fabricantes. Há também um destaque muito especial no setor de colchões e também começamos com a fabricação de cabeceiras para os box, vende-se muito o colchão de molas com a cama box inclusa, porém um segmento que está um pouco vazio, é a parte de cabeceiras estofadas, então, nossa indústria, começou a produzir estas cabeceiras para poder preencher este vazio que temos no mercado catarinense. Vejo isso como uma oportunidade de poder atender a necessidade e o desejo do consumidor, e poder fazer um produto com valor agregado, com design moderno, com praticidade e muito conforto."


Equipe: Quais você acredita que sejam as maiores dificuldades  enfrentadas pela indústria catarinense?


Entrevistado: "As maiores dificuldades da indústria catarinense, principalmente na linha dos exportadores, é a concorrência chinesa, que hoje atrapalha em muito o mercado catarinense para quem faz produtos de linhas destinadas principalmente à indústria. Não há competitividade, visto que nossos impostos, nossa carga tributária, são muito altos, e uma infraestrutura que atualmente apresenta uma deficiência bastante grande, também no sentido de o custo brasileiro ser muito alto, fato que dificulta a produção e faz com que muitos industrialistas, principalmente fabricantes de máquinas, ao invés de produzirem no estado de Santa Catarina, estão importando da China e colocando a sua própria marca no produto importado, o que faz com que percamos, principalmente na geração de empregos, na geração de renda que poderia estar agregando valor ao Estado de Santa Catarina.
Em relação a outros gargalos, temos uma grande deficiência na infraestrutura rodoviária, seria importante termos uma ferrovia, para liberar um pouco mais as estradas que estão muito congestionadas com caminhões. Também vejo uma deficiência na parte dos nossos portos estaduais, também na parte de aeroportos, de fato, é importante que tenhamos uma infraestrutura que permita o desenvolvimento de mais empresas, gerando mais renda, para que o Estado seja também um atrativo, inclusive, para os importadores que venham  visitar Santa Catarina."


Equipe: Você acredita que a população catarinense sabe valorizar a indústria local, tendo em vista que muitos dos estabelecimentos locais que visitamos trazem suas mercadorias de outros Estados?


Entrevistado: "Acredito que os empresários conscientes, assim como, o consumidor consciente, quando compram das indústrias dando preferência para o produto local, fazem com que a nossa região se desenvolva mais, a  nossa região cresça mais e principalmente, a economia gire com maiores valores dentro dessa própria região. Então, dentro do possível, quando há produtos similares e que possam ser adquiridos dentro do Estado de Santa Catarina, quem ganha são todos os catarinenses. Então é importante valorizarmos o nosso empresário, o nosso industrialista, aquele que produz dentro do Estado, que faz com que a economia local fique mais forte. Como eu disse, com isso, todos saem ganhando."


Equipe: Afonso, complete a frase: "A indústria catarinense é..."


Entrevistado: "(...) É uma forte geradora de oportunidades, principalmente num Estado como o nosso que é muito promissor, e que, realmente faz com que giremos e criemos oportunidades, é muito importante, realmente, as pessoas se qualificarem para trabalharem nessas indústrias, fazerem com que possam aprender, e também, gerarem o empreendedorismo próprio para poderem criar suas próprias empresas, gerar seus dividendos, gerar empregos e renda, agregando, principalmente, qualidade de vida ao povo catarinense."


Equipe: Para finalizar, queremos que,  como presidente da ASSEMIT, você faça as suas colocações sobre o comércio local e regional.


Entrevistado: "O nosso comércio catarinense é um comércio bastante forte, a indústria também é bastante forte, embora tenhamos algumas deficiências em alguns dos setores, principalmente pela falta de uma mão-de-obra qualificada, há setores em que vemos a necessidade nesse sentido, então, isso é algo que atrapalha um pouco.Mas uma coisa é que o nosso empresário é um empresário otimista, e que também está se preparando cada vez mais para encarrar este mundo globalizado no qual estamos vivendo. Então basta darmos a preferência, a oportunidade, a valorização, à nossa indústria, nosso comércio, nossa prestação de serviços aqui na nossa cidade, que o nosso município também sai lucrando."






Nossa escolha
Esta tarefa foi de extrema importância para ampliar nossos conhecimentos sobre a indústria catarinense, sendo que iremos carregar os conhecimentos adquiridos durante esta semana para toda a nossa vida.
Após avaliarmos os segmentos estudados e apresentados acima, chegamos a um consenso de um segmento que fosse do agrado da maioria, que despertasse o nosso interesse. Identificamo-nos, de algum modo, com todos os segmentos, porém, o segmento tecnológico nos despertou o maio interesse. Isso deve-se ao fato de vivermos no mundo da globalização e este setor ser um dos que mais inova, sendo que, constantemente, o setor tecnológico lança novidades fundamentais a evolução tanto do nosso estado, como também, de todo o mundo. Por isso, o setor tecnológico foi  escolhido por nós como o segmento com o qual mais nos identificamos, conforme solicitava a tarefa.




Colocações da equipe:
Utilizamos como base de dados para a realização desta postagem, diversos livros regionais encontrados na biblioteca da nossa escola, fontes da web, conhecimentos próprios, esclarecimentos via internet por parte do professor Jonathan Kreutzfeld. Além disso, contamos com o apoio de uma quantia incontável de pessoas que nos receberam em seus estabelecimentos comerciais e industriais.

Agradecimento: Agradecemos à todas as pessoas que de forma tão acolhedora nos receberam em seus estabelecimentos e colaboraram para a elaboração e produção deste conteúdo.
                       





Estamos orgulhosos do nosso trabalho, somos a equipe:
ATUALIZADOS E ANTENADOS 

6 comentários:

Rogério Souza disse...

nossa me emocionei com o conteudo seriao mano; parabens pelo trabalho bem feio. Orgulho de ti.

Jonathan Kreutzfeld disse...

Olá! Daniel! Fico muito feliz em ter contribuído com um trabalho tão bom! Foram muito autênticos! Seguiram muito bem as instruções que foram dadas! É uma referência bastante intensa do tema proposto! Parabéns!

Jonathan Kreutzfeld
Professor de Geografia
http://geografia-ensinareaprender.blogspot.com/

Maike disse...

Parabéns! Ótimo trabalho!!!

Daniel Paulus disse...

Vlw Rogério. Muito obrigado professor Jonathan, sua ajuda foi muito importante! Obrigadão Maike!

Anônimo disse...

Parabéns pelo trabalho...
continuem valorizando a nossa região e apresentando tudo o que tem de bom.
parabéns novamente.

Anônimo disse...

muito legal isso; legal mesmo o trabalho que vcs estao fazendo

Postar um comentário

Olá! Para nós é muito importante que você deixe o seu comentário sobre o conteúdo apresentado neste blog. Após a realização de seu comentário, ele será encaminhado à administração do blog para posterior publicação. Agradece a equipe: Atualizados e Antenados!

1 2 3 4
Blinkie Text Generator at TextSpace.net