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terça-feira, 27 de setembro de 2011

E é isso aí galera, chegamos com a nossa quarta postagem, está corrido para conseguirmos completar todas as tarefas no prazo, mas vamos lá, o bom é que até agora sempre conseguimos concluir.
Desta vez, estaremos falando sobre o uso das redes sociais pelas empresas, também chamadas de redes sociais corporativas.

Mas hein, já estamos complicando as coisas né, vamos primeiro entender o conceito de rede social, sabemos que quase todos já são craques no assunto, mas precisamos explicar aqui, pois algumas pessoas tem um conceito errado de rede social. Falar de rede social com pessoas mais idosas... Não precisamos nem comentar o mundaréu de perguntas que a terceira idade faz quando ouve no assunto... Porém, as gerações mais recentes já tem um conhecimento mais amplo, desta forma, nós que nascemos no finalzinho do século XX, podemos dizer que surgimos com as redes sociais, que são ferramentas bastante recentes.

Para tentar explicar para vocês o que exatamente é uma rede social, vamos ver o que diz um grande parceiro nosso a respeito:

"Uma rede social é uma estrutura social composta por pessoas ou organizações, conectadas por um ou vários tipos de relações, que partilham valores e objetivos comuns. Uma das características fundamentais na definição das redes é a sua abertura e porosidade, possibilitando relacionamentos horizontais e não hierárquicos entre os participantes. Redes não são, portanto, apenas uma outra forma de estrutura, mas quase uma não estrutura, no sentido de que parte de sua força está na habilidade de se fazer e desfazer rapidamente." (Wikipédia).

Ao falarmos em rede social, podemos citar algumas de maior relevância, ou ainda, de maior frequência de uso, sendo elas o TWITTER, o FACEBOOK, o ORKUT (que vem perdendo espaço para o facebook) e ainda a rede de mídia YOUTUBE.
Na nossa opinião, e também na opinião da maioria dos internautas, a grande febre do momento é o Twitter, seguido pelo "Face".

Bom, agora que deu pra entender um pouco sobre as redes sociais, vamos partir efetivamente para o quarto tema do Desafio do Conhecimento: Empresas X redes sociais.

Ao fazermos uma busca no twitter, é possível encontrarmos diversos perfis de caráter comercial, usados para divulgação de produtos, atendimento ao consumidor, e acima de tudo, um contato "moderno" com a massa, que somos nós.
Logo, podemos encontrar convites para acessar a página da empresa no facebook ou orkut. Da mesma forma, ao acessarmos o site de determinada empresa, deparamo-nos com diversos direcionadores para as mais variadas redes sociais.



Uma empresa, quando cria uma rede social deve ter em vista que aquela rede social precisa passar por atualizações constantes, dessa forma, interagindo com o consumidor. Não basta criar um perfil e esperar que as pessoas o acessem por curiosidade. As empresas devem buscar vincular conteúdos interessantes que chamem a atenção do cliente. Além disso, devem procurar meios de massa para a divulgação de seu perfil.
Ser ágil em responder perguntas dos clientes, em esclarecer dúvidas é algo que valorizará o perfil e também a empresa. (Também soma credibilidade à empresa, responder e-mails de uma equipe participante do Desafio do Conhecimento, hehe', mas enfim.)

Já podemos falar das redes sociais propriamente ditas né? Vamos lá... Não queremos falar de todas elas, pelo fato do pouco tempo que dispomos mas principalmente, porque futuramente muitas delas nem existirão mais, e outras já estão em extinção, como é o caso do orkut, por exemplo, que perdeu espaço para o facebook. Focados no atual gente, quais são, hein? O nosso amado twitter e o nosso querido facebook, achamos que se falarmos desses dois já estará de bom tamanho.


O twitter, apesar de ainda não ser a rede social mais utilizada pelas empresas, é aquela que oferece maiores possibilidades de contato com o público, e também mais formas de divulgação. Isso, pelo fato de o twitter ser uma ferramenta de mensagens instantâneas, que pode ser levado no celular, por exemplo, ou então usado no computador, enfim, a empresa tem acesso ao twitter em qualquer lugar que esteja.

Uma dica interessante: Empresas, ao criarem seu perfil no twitter, estilizem-no de forma que caracterize a empresa, coloquem um BG (background) das cores da empresa, mas principalmente, usem como avatar algo que reverta à empresa, o logo da mesma, por exemplo, ou então, apenas um letreiro com o nome da empresa, isso, se a mesma não possuir nenhuma outra imagem de caracterização.

Olha só, algo que deixa uma visão muito má à empresa é a hora de conseguir seguidores, visão má, caso esse "conseguir seguidores" seja feito de forma forçada. Galera, vocês sabem do que estamos falando né? Empresas, NUNCA utilizem sistemas de troca de follows. O ganho de seguidores deve acontecer de forma natural, é claro que não vão surgir milhares de seguidores, de forma instantânea à criação do twitter. É preciso, como já citamos, fazer uma ampla divulgação do seu perfil, enviando e-mails, em panfletos publicitários da empresa, no site da empresa...

Algo preocupante: fizemos uma busca em alguns twitters de empresas, e gente, principalmente as pequenas empresas tuítam de forma desordenada, não atribuindo valor ao que escrevem, usando o twitter para falar do próprio administrador do perfil, não respondendo às dúvidas dos clientes, pessoal, isso aí pega muito mal para a empresa, tem que ser lembrado que aquilo ali está disponível para todo mundo ver. Se sua empresa não está com nenhum lançamento de produtos, ou ainda, algum conteúdo legal para tuitar, faça a tática de cumprimentar seus seguidores, aguardando um retorno deles, com o tempo será estabelecido um bom contato entre empresa e consumidor. Outra dica legal é que usem a ferramenta #search e pesquisem o nome de sua empresa, pois, muitas vezes o pessoal não sabe da existência do seu twitter. Se você localizar tweets de pessoas que citaram a sua empresa, tente ser o mais agradável possível, em caso de críticas, e agradeça em caso de elogios. Estes serão, possivelmente, seus novos seguidores.

É necessária calma pessoal, os seguidores vão surgindo aos poucos. Tendo obtido um bom número de seguidores, você pode usar o seu twitter para divulgação de demais redes, como o facebook, e também seu canal no youtube. Outra estratégia interessante é inserir links nos tweets, uma dica é o link do blog corporativo, ou do site da empresa. Para dessa forma, fazer com que o consumidor acesse sua página e veja seus produtos e atividades.

E algo primordial, não deixem de responder as mensagens enviadas pelos seus seguidores, da mesma forma que na estratégia #search, as mensagens enviadas diretamente a você, devem receber uma atenção muito especial. Seja agradável, esclareça dúvidas e declare que está à disposição para auxiliar também numa próxima vez.

É pessoal, essas são algumas coisas importantes que as empresas precisam saber em relação ao twitter, mas ainda não acabou, mais abaixo você verá uma lista de dicas muito bacanas, agora vamos falar rapidinho sobre o facebook. ;)


Galera, vocês sabiam que o facebook é a rede social mais utilizada no mundo todo? Então, há pouco, esta rede desbancou o orkut, que é bastante similar à ela.
É uma rede social que agrega amigos e permite interação, seja através de mensagens, rede de amigos ou mesmo jogos. primeirolugar.net
Antes de criar um Facebook corporativo é necessário ter algum conhecimento sobre o funcionamento do "Face", olha só, tenha um perfil pessoal e adicione seus amigos, interaja com eles, e assim você estará preparado para criar um perfil corporativo.

O mais recomendado é criar apenas uma página da sua empresa, onde não há  possibilidade de "adicionar' amigos. Calma, isso não vai reduzir seu contato com o público, pois, as pessoas vão "curtir" a sua página, então, seu perfil sempre aparecerá entre as atualizações deles, bom, isso se você postar coisas novas, é claro.

Em relação ao conteúdo a ser veiculado, faça à exemplo do twitter, sempre tuite informações de relevância e de interesse público, ah, e evite falar sempre com a mesma pessoa por meio da rede, distribua suas mensagens dentre várias pessoas.



Fazendo uma busca na web encontramos um texto muito bacana no site http://www.wbibrasil.com.br, olha aí:

"Nos últimos tempos temos ouvido bastante sobre como trabalhar e lidar com as Mídias Sociais para promoção de serviços, empresas e produtos. E também, sobre a importância de ter o controle desses espaços para a gestão de crises. Então vamos olhar toda essa revolução que o meio online possibilitou, mas com os freios necessários.
Muitas empresas têm tomado ações extremistas quando o assunto são as Mídias Sociais, ou elas não entram para evitar críticas e apontamentos dos clientes, ou estabelecem-se no meio bombardeando clientes e parceiros de informações indesejáveis. As redes sociais nada mais são do que espaços de relacionamento. Escutar e motivar-se por meio de críticas pertencem as relações diárias e nos auxiliam para o crescimento, é importante estar presente e oferecer ao cliente um espaço de interação. Contudo, não é necessário estar em todas as mídias sociais existentes, para cada negócio existe uma mídia eficaz. Uma pesquisa apresentada pela Alterian revela que apenas 30% das empresas tem controle regular daquilo que está acontecendo em torno da marca, sendo que monitorar é dar poder as empresas na hora do gerenciamento de crises.
E no outro lado temos aquelas empresas que exageram na hora de desenvolver a comunicação. Para conseguir resultados dentro das Mídias Sociais é preciso compreender toda a estrutura da organização, assim como os seus valores. Estruturando um planejamento adequado de comunicação. E o mais importante, levar para os usuários conteúdos relevantes, que possuam relação com o negócio, mas que sobretudo interessem ao consumidor. Indicar produtos ou oferecer serviços o tempo torna os perfis empresariais cansativos e podem levar ao desligamento do cliente.
As novas formas de comunicação estão aí, cheias de possibilidades, mas como em qualquer tipo de rede social, as nossas atitudes devem corresponder aquilo que almejamos. E ter conhecimento de como estamos sendo compreendidos por aqueles que nos rodeiam é o ponto inicial. Aí sim, depois disso, cria-se um planejamento de ação para consolidarmos a nossa imagem, ou criarmos uma que seja coerente com os nossos valores. E lembre-se sempre: Não é porque você coloca uma rede telefônica na sua casa que você vai fazer um telefonema a cada meia hora."
Não tivemos parte na criação da matéria acima, apenas achamos interessantíssimo mostrá-la pra vocês! =D

Outra dica interessante é que leiam este artigo: http://revistapegn.globo.com/Empresasenegocios/0,19125,ERA1691395-2574,00.html


Mas agora... Baseados em informações veiculadas pelo site http://exame.abril.com.br criamos uma lista dos erros mais frequentes que as empresas cometem nas redes. Dá uma olhada:


As empresas devem saber que ao criarem o seu perfil na rede, estão sujeitas a ouvir críticas e elogios por parte do consumidor. Ser cauteloso ao responder as mensagens que lhe são enviadas acrescentam maior credibilidade à empresa. Responda as críticas de forma a dar a entender que você já está trabalhando em função de melhorar aquele serviço ou produto, e efetivamente o faça. Pois dessa forma a relação cliente x empresa ficará muito melhor, uma vez que como diz o ditado "o cliente sempre tem razão".


Muitas empresas deixam de monitorar as atividades das empresas concorrentes, sinal de humildade? Não, as empresas devem sim ficar inteiradas sobre o que as outras empresas estão promovendo, as tendências por elas apresentadas, novidades, enfim, não percam o olho do adversário. Mas claro, nada de querer copiar, isso é muito feio, mas, ficar por dentro do que a outra empresa está fazendo fará com que você busque melhorar a cada vez mais para superar as atividades da outra empresa, e se a outra empresa estiver num nível inferior ao seu, comemore, e busque melhorar da mesma forma. Um exemplo semelhante é o Desafio do Conhecimento, onde apesar de vermos que alguns blogs apresentam um conteúdo menos relevante que o nosso, não deixamos que isso nos faça a cabeça, e buscamos melhorar a cada novo post.


Jamais crie um perfil e deixe seus seguidores no vácuo, jamais, entendeu? hehe, é isso mesmo gente, um consumidor que possivelmente irá acessar a sua página e encontra-lá muito desatualizada, terá uma má impressão da sua empresa. Se não for usar o perfil, o melhor é que nem o crie. O mais recomendado, é de que se deixe alguma pessoa especificamente encarregada das redes sociais, caso não seja possível à empresa, pelo menos deve designar alguém para assimilar sua função na empresa com a atualização das redes sociais.


Olha, como já havíamos falado, é de essencial importância às empresas, saber o que está sendo falado sobre as mesmas. Pois, mesmo que você não tenha um perfil, muita coisa pode estar sendo falada sobre a sua empresa. Por exemplo, um fato que encontramos no twitter é da empresa intelbrás que fez o uso da ferramenta search, para fazer contato com seus clientes, olha só:
Ótimo exemplo de contato com o cliente.

Temos mais alguns exemplos de atitudes corretas na rede:

O pessoal da Its não fica pra trás.


É fato que nas redes o relacionamento entre empresas e clientes é menos formal, mais descontraído. Porém, um fator que precisa de uma atenção especial e de muita calma, são as reclamações e denúncias contra a empresa. Jamais saia dando RT com mensagens irônicas, ou então respondendo as mensagens dos clientes de forma desagradável, procure pesquisar sobre o assunto e dessa forma esclarecer ao cliente possíveis falhas ou ainda, tentar resolver a situação assumindo a falha da empresa, caso assim seja, jamais tente mascarar algum problema existente.

Bom pessoal, algo que é publicado nas redes sociais está instantaneamente à disposição do mundo, por isso, faça uma boa revisão ortográfica antes de publicar algo, nós, particularmente, rimos muito ao ver algumas empresas cometendo erros grossos de português. Uma dica, se você não tem um conhecimento grande da nossa língua, use um vocabulário simples, algo que você tem certeza de como se escreve, ou então "o amança burro tá aí", popular dicionário.

Evite falar da concorrência, você pode citar a concorrência em frases como a seguinte: 'Nosso produto é o melhor do mercado, nenhuma outra marca faz igual, em coletivo, mas nunca cite uma empresa em particular, isso causará uma imagem muito ruim. Parecerá que você se sente ameaçado pelas demais empresas, deve mostrar-se autoconfiante em relação ao seu trabalho. Então, fica a dica, nunca difame a empresa concorrente nas mídias digitais.


Seja o mais agradável possível no conteúdo veiculado, não use seus perfis apenas para a promoção da empresa, com conteúdo formalmente institucional. Claro, isto deve ser postado, porém não apenas isto. Procure interagir com os seguidores do seu perfil, pois da mesma forma que eles optam em lhe seguir no twitter, por exemplo, eles podem deixar de ter interesse pela empresa, dessa forma abandonando o seu perfil.


Mas não adianta descrevermos e descrevermos sem termos o depoimento das próprias empresas sobre o uso das redes sociais, com isso, contatamos algumas empresas que nos falaram sobre o uso dessa ferramenta no seu dia-a-dia.


Contatamos com Luan Diego Vosnhak, assessor de imprensa da RIC TV Record Chapecó, ele nos esclareceu a importância das redes sociais para o grupo RIC, os benefícios, os malefícios, enfim, tudo que envolve o uso dessa tecnologia, olha aí o depoimento que ele nos deu:

"A utilização das redes sociais é a nova tendência para os próximos anos. A RIC TV Record Chapecó utiliza facebook, e-mail e twitter para interagir com o público. A geração Z, que engloba jovens com idade entre 12 e 19 anos, é a principal produtora e disseminadora de conteúdo na internet. Esse público está cada vez mais conectado e prova de uma vez por todas que é para o ambiente online que as marcas e empresas devem voltar sua atenção. Para se ter uma idéia, de acordo com uma pesquisa realizada pela Quest Inteligência de Mercado, 79% dos internautas da geração Z são agentes de mudanças que criam e compartilham informações como vídeos, textos e músicas na web.
Aproximar-se desse público não é somente uma maneira de garantir participação para o público jovem, mas uma forma de acessibilidade para todas as idades.
Nos indivíduos Y, de 20 a 31 anos, o percentual é de 71%, enquanto na geração X, que compreende pessoas entre 32 e 51 anos, apenas 48% têm o costume de promover conteúdo online. Os números mostram o enorme potencial da internet e, principalmente, das redes sociais como canais de comunicação e conexão entre marcas e consumidores.
Com os números, o grande desafio é: como interagir com esse público?
A participação com os “amigos” das redes sociais se dá através de enquetes, envio de perguntas, fotos, vídeos, críticas, sugestões. A abertura desse espaço representa a mobilidade da RIC TV Record em voltar-se e traçar como estratégia a manutenção de um público que, cada dia mais, volta-se para o meio online e, muitas vezes, não tem “tempo” para assistir televisão.
A exemplo do Jornal da Record News com Heródoto Barbeiro, que já utiliza a internet como meio propagador de informação e participação, foi possível perceber que o público assiste cada vez mais televisão via internet e está, ao mesmo tempo que assiste, ligado em diversos programas. É a tal geração Y, conectada ao mesmo instante com MSN, televisão, música, facebook, twitter. As ações não são praticadas separadamente como antes. Agora a conectividade ultrapassa as barreiras e a informação é rápida, contínua e interativa.
O Jornal do Meio Dia da RIC TV Record Chapecó não possui um sistema interno de comunicação exclusivo para funcionários nas redes sociais (apenas e-mail). Mas sim, estes interagem e participam da programação pelo próprio facebook e twitter do “Meio Dia Chapecó” (nome designado nas redes sociais do Jornal do Meio Dia), para interagir com o grande público.


Benefícios: Interatividade com diferentes públicos; quebra de fronteiras da comunicação (qualquer pessoa pode se comunicar de qualquer lugar do mundo); acessibilidade 24h por dia; informação rápida; aproximação com o público jovem e conquista de público que sempre está conectado na internet.


Malefícios: Cuidados com a publicação de notícias. Informação acessível para todos. Necessidade de regras para a política da informação. Questionar o público, mas sem opinar. Atenção especial para hackers e mensagens que possam denegrir ou prejudicar a liberdade de expressão de outras pessoas."

Um grande avanço, as empresas e suas redes sociais. Olha a matéria interessantíssima que o Globo News veiculou no ano passado:


Encurtando distâncias...


Não basta criar um perfil, é necessário saber administrá-lo, dá uma olhada nesse vídeo que encontramos no youtube:



Os famosos também usam as redes para promover seu trabalho, ou apenas para o contato com os fãs.
A Ana Hickmann, por exemplo, conversa diariamente com seus fãs pelo twitter. Em 2011 ela ultrapassou a quantidade de 1 milhão de seguidores, e como prometido por ela, quando chegasse a essa marca daria um prêmio aos seguidores. Desta forma, @Ahickmann sorteou um dia de estrela mais um jantar com ela, entre os seus seguidores.


Outro exemplo é o twitter da Lady Gaga, os seus seguidores chegam quase a 14 milhões, pessoal, vocês fazem ideia do que é isso? É mais do que a população inteira da Polônia, hehe, mas diante do sucesso que essa cantora demonstra nos palcos não poderia ser diferente, então galera, a Lady Gaga (@ladygaga), usa o perfil para informar os fãs e principalmente, para divulgar o seu trabalho, a cada nova música lançada, a cada vídeo novo, Gaga faz um suspense no twitter e em seguida faz a divulgação, que instantaneamente recebe um retorno enorme dos seguidores.
Olha a mensagem que ela nos mandou:
Gente, isso aí é montagem tá? hehe'


Gente, como sempre, tivemos nossas dificuldades em completar a tarefa, é muito ruim quando empresas se comprometem a ajudar e não ajudam, isso também deixa uma má impressão à empresa. Foram várias as empresas que nos deixaram na mão nessa tarefa. A MTV Brasil, por exemplo, se comprometeu em ajudar-nos, mas nada chegou, insistimos até o último segundo, porém, nenhuma satisfação nos foi dada, veja aí um dos tweets que enviamos ao responsável pelas redes sociais desta empresa:


Mas enfim, de uma forma ou de outra completamos a tarefa, estamos felizes com o resultado, abraço e até a próxima!

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